Terra Brava - Chamiçais

Cuidem da Natureza

Terra Brava – Chamiçais

+ Montanhas PNPGerês AQUI

Chamiçais a minha montanha preferida

Em Cabril a terra dos Poços existe uma montanha pela qual me apaixonei desde o primeiro dia em que a vi.

De seu nome Chamiçais, nos mapas militares Terra Brava!

A minha primeira visita ao Gerês foi num passeio de escola talvez na altura da 2ª ou 3ª classe. O regresso dezenas de anos mais tarde acontece a 12-07-2015 quando fui desafiado por um amigo para uma caminhada desde Xertelo até às “7 lagoas”, hoje Poços Verdes do Sobroso.

A partir desse dia as visitas são mensais, por vezes semanais, por todo o Parque Nacional. Desde esse dia senti que devia partilhar o Parque Nacional com o máximo de pessoas possíveis, e é isso que o faço de forma diária.

Aproveitem para se apaixonarem pelo Parque Nacional da Peneda-Gerês

( para saber mais basta clicar nas palavras a laranja )

Se quiser ver mais montanhas é só clicar nas imagens abaixo

Com nevoeiro, trovoadas, chuva e ventos frios evite andar pela montanha. Se tiver de o fazer, tenha especiais cuidados, pois é fácil uma pessoa cansar-se e perder-se. Em algumas áreas, como no Parque Nacional da Peneda-Gerês, os/as pastores colocaram, estrategicamente, pequenos amontoados de pedras sobre os penedos e que ajudam à orientação em dias de nevoeiro. Porém, não arrisque, se for surpreendido(a) pelo mau tempo, regresse imediatamente!

Código de Conduta – Parque Nacional – Cada visitante é responsável pelo lixo e detritos produzidos, deposite-os nos locais apropriados

Acompanhe o PNPGerês no Facebook, no Instagram e no Twitter

PNP Gerês

Tome precauções especiais quando caminha em zonas húmidas e rochosas, para evitar quedas, e não pratique atos que possam colocar em risco a sua segurança e a dos outros. Não saia dos percursos/trilhos e caminhos existentes