15AH, San Francisco

California, United States.

Send Your Mail At:

info@elitesupport.com

Working Hours

Mon-Sat: 9.30am To 7.00pm

Já foram encontrados os dois homens perdidos na serra do Gerês

Um final feliz

Segundo o Público os dois homens perdidos na serra go Gerês foram encontrados por volta das 17:30

Perdidos nas Minas Dos Carris

“Os dois homens que se tinham perdido durante uma caminhada na serra do Gerês foram encontrados por volta das 17h30, disse ao PÚBLICO fonte dos Bombeiros Voluntários de Salto. Estão ambos bem de saúde. 

Esta sexta-feira, os bombeiros de Salto e de Montalegre foram mobilizados para uma operação de busca por dois homens que se terão “desorientado” na zona das Minas dos Carris. Esta sexta-feira, a região está a ser assolada por fortes chuvadas e rajadas de vento. 

O comandante dos bombeiros de Salto, Hernâni Carvalho, disse à agência Lusa que as equipas das duas corporações do concelho de Montalegre, distrito de Vila Real, iniciaram buscas de forma apeada para tentar localizar os dois homens que se encontrarão “desorientados, molhados e com alguma fadiga”.

De acordo com a página da Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC), o pedido de ajuda foi dado às 12h33 e para o terreno foram mobilizados 20 operacionais. A zona onde os homens se perderam é de difícil acesso, pelo que, segundo o comandante, os bombeiros demorarão, a pé, “seguramente mais de duas horas” até ao ponto onde se pensa que eles estão.

De acordo com o responsável, devido às “condicionantes meteorológicas”, não há condições para empenhar meio aéreos na operação. Hernâni Carvalho referiu que os dois homens conseguiram dar “algumas indicações” do local onde se encontram, numa zona a Norte das Minas dos Carris, no Parque Nacional da Peneda-Gerês, apontando ainda que a escassez de rede não permitiu a partilha de dados.

Segundo o comandante, os dois homens terão iniciado um trilho já na quinta-feira, saindo de Pitões das Júnias, e alegadamente terão perdido o equipamento de GPS, tendo decidido pernoitar na serra. Hernâni Carvalho acrescentou que já esta manhã e devido ao nevoeiro ter-se-ão desorientado, não conseguindo regressar, pelo que pediram ajuda às autoridades.”

Com nevoeiro, trovoadas, chuva e ventos frios evite andar pela montanha. Se tiver de o fazer, tenha especiais cuidados, pois é fácil uma pessoa cansar-se e perder-se. Em algumas áreas, como no Parque Nacional da Peneda-Gerês, os/as pastores colocaram, estrategicamente, pequenos amontoados de pedras sobre os penedos e que ajudam à orientação em dias de nevoeiro. Porém, não arrisque, se for surpreendido(a) pelo mau tempo, regresse imediatamente!

Fotografias de PNPGerês

PNP Gerês

Tome precauções especiais quando caminha em zonas húmidas e rochosas, para evitar quedas, e não pratique atos que possam colocar em risco a sua segurança e a dos outros. Não saia dos percursos/trilhos e caminhos existentes