15AH, San Francisco

California, United States.

Send Your Mail At:

info@elitesupport.com

Working Hours

Mon-Sat: 9.30am To 7.00pm

Ontem a partilha…hoje a resposta! Muito bem ICNF!

Ontem a partilhahoje a resposta! Muito bem ICNF!

No dia de ontem um dos membros do Grupo PNPGerês partilhou um conjunto de fotografias onde denunciava o abate de árvores no Parque Nacional em concreto na Serra Do Gerês

Aqui fica a partilha

Fotografias de Paulo

Hoje o ICNF como entidade responsável veio e muito bem esclarecer a situação

A Mata Nacional do Gerês, criada em 1888, insere-se no Parque Nacional da Peneda-Gerês e ocupa uma área de 5013 ha, no Concelho de Terras de Bouro, abrangendo a parte superior do vale do rio Homem, até à albufeira de Vilarinho das Furnas e a parte superior do vale do rio Gerês.

O ICNF, entidade responsável pela sua gestão, tem desenvolvido um conjunto de intervenções enquadradas no âmbito do Plano de Ordenamento do Parque Nacional da Peneda-Gerês, com o objetivo de diminuir, fundamentalmente, dois fatores de ameaça aos habitats naturais: os incêndios rurais e a presença de espécies exóticas e invasoras.

Neste seguimento, e tendo em vista a execução de faixas de gestão de combustível e eliminação de árvores em mau estado fitossanitário, bem como a reconversão de povoamentos de resinosas em carvalhal, foi recentemente alienado um lote de material lenhoso (Lote nº 01/2019 Mata Nacional Gerês), estando em curso a sua extração.

As intervenções desenvolvem-se ao longo da rede viária e têm como principal objetivo a redução do risco de incêndio, através da execução de faixas de gestão de combustível, estando prevista a remoção de espécies resinosas (pinheiros-bravos e pinheiros-negros), com cerca de 70 anos de idade, em mau estado fitossanitário, devido a um forte ataque de escolitídeos, observando-se uma mortalidade significativa.

Considerando que existe, neste local, uma forte regeneração de carvalhos, pilriteiros e padreiros (espécies autóctones) esta intervenção permitirá ainda a reconversão de manchas de resinosas em povoamentos de folhosas.

Em suma, a intervenção em curso permitirá o aproveitamento da regeneração natural e contribuirá para a redução do risco de incêndio, junto à estrada Gerês-Portela do Homem e habitações de Cecelo, e para a valorização e recuperação da flora autóctone. Os trabalhos de abate e retirada do arvoredo em causa são acompanhados diariamente por colaboradores do ICNF.

Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas
PNP Gerês

Tome precauções especiais quando caminha em zonas húmidas e rochosas, para evitar quedas, e não pratique atos que possam colocar em risco a sua segurança e a dos outros. Não saia dos percursos/trilhos e caminhos existentes