UEPS

Unidade de Emergência de Proteção e Socorro

Resgatados pela GNR na Serra do Gerês

GNR UEPS – Unidade de Emergência de Proteção e Socorro

No dia de ontem, segundo o Jornal Notícia a GNR efetuou um resgate em plena Serra do Geres

Possivelmente com o cair da noite a coisa complicou para o grupo

Aqui fica a notícia

“Os caminhantes encontravam-se numa área entre Vidal e Lomba do Pau quando perderam a noção de onde estavam, tendo telefonado para o 112, que por sua vez acionou o Posto de Busca e Resgate em Montanha do Gerês da GNR.

Acabaram por ser localizados pelos militares da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) da GNR nas imediações da antiga Cabana de Pastores do Vidoal, em Terras de Bouro, já com sintomas de desidratação.

Depois de deixarem o carro estacionado junto da Casa Florestal da Portela do Leonte, os três homens e uma mulher terão subida pela Preza, Outeiro Moço, Enfragadouro, para a Chã da Fonte, ascendendo até Fonte da Borrageirinha e Gralheira, Vidal e Lomba de Pau, de acordo com as primeiras indicações.”

Tenha presente que os imprevistos podem acontecer. Assim, previna-se com agasalhos, alimentos, água e protetor solar. Poderá munir-se também de telemóvel, lanterna e isqueiro (para uso apenas em caso de emergência). Tome em atenção que, em locais remotos, poderá não haver rede.

Evite fazer os trilhos sozinho(a), especialmente em zonas calcárias (onde há cavidades) ou em áreas de montanha. Cuide de si! Antes de iniciar qualquer percurso, mesmo simples, avise alguém conhecido ou alguma entidade acerca do local da sua partida e do seu regresso. Assim, em caso de emergência, saberão onde socorrê-lo(a).

Grupo PNPGerês – Acompanhe o PNPGerês no Facebook, no Instagram e no Twitter!

PNP Gerês

Tome precauções especiais quando caminha em zonas húmidas e rochosas, para evitar quedas, e não pratique atos que possam colocar em risco a sua segurança e a dos outros. Não saia dos percursos/trilhos e caminhos existentes