15AH, San Francisco

California, United States.

Send Your Mail At:

info@elitesupport.com

Working Hours

Mon-Sat: 9.30am To 7.00pm

Observatório Natural no Parque Nacional

Para quem gosta de ver estrelas

Observatório Natural no Parque Nacional

Embora este artigo comece com um erro comum, pois não é no Gerês o importante é divulgar esta excelente noticia

Deixamos algumas fotografias do Vitor Ferreira tiradas em alguns locais do Parque Nacional

Por terras de Pitões Das Júnias
Perto da Portela do Homem

“Vem aí um observatório natural no Gerês para quem gosta de ver estrelas”

“Vem aí um local especial para quem gosta de ver estrelas, e situa-se em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês. A nova “Dark Sky Reserve” situa-se na Porta do Mezio, à entrada do PNPG pelo concelho de Arcos de Valdevez, e permite que os utilizadores desfrutem do céu escuro sem qualquer tipo de iluminação artificial ao redor.

Segundo a Câmara de Arcos de Valdevez, que apoia a criação deste novo observatório, esta ação visa promover o ecoturismo e a proteção da habitats noturnos que sejam ideias para a a prática da astronomia profissional e amadora. Serve também para alertar para a preservação e reconhecimento dos céus escuros como um “recurso valioso”.

“Atualmente, as populações citadinas raramente têm a oportunidade de observar a galáxia devido ao aumento da poluição luminosa. Graças a este projeto, passará a existir um espaço privilegiado para a observação de astros e estrelas em pleno coração do Minho, presenteando os visitantes com uma oportunidade única e inigualável de desfrutar de todas as maravilhas que orbitam nos céus da nossa galáxia”, adianta aquele município.

A ARDAL está a desenvolver o projeto que deverá ser implementado até ao final deste de 2019 e encontra-se incluído no programa “Norte 2020 Património Natural”.”

Fonte: Semanário V

Fotografias de Vitor Ferreira / Se quiser visitar o Instagram

PNP Gerês