Um Urso! E agora?

Cabe a cada um de nós defender os animais! Sejam eles ursos ou não!

Um Urso! E agora?

Nos últimos dias temos assistido a notícias sobre um Urso, sem dúvida boas notícias, mas estaremos preparados para respeitar a presença de tal animal no nosso País?

Embora não seja no Parque Nacional já tivemos notícias que também pode andar por lá, ou que no futuro isso possa acontecer!

Aqui fica um pequeno resumo..

“O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) português comprovou ao PÚBLICO a presença do animal em Portugal, pelo menos até ao início desta semana, junto ao Parque Natural de Montesinho, não conseguindo confirmar se este urso-pardo ainda se encontra nesta quinta-feira naquela zona.”

Fonte e notícia completa AQUI

Como se extinguiu o urso-pardo em Portugal?

O livro Urso-pardo em Portugal – Crónica de uma Extinção, de Miguel Brandão Pimenta e Paulo Caetano, conta como foi morto o último urso-pardo português, no Gerês. E como se traçou o destino desse predador icónico, que já existiu por todo o país.

Fonte e notícia completa AQUI

Fonte: ICNF divulgado AQUI

Aqui está um bom motivo para nos afastarmos do animal para que no futuro o mesmo se possa aproximar de “nós”…do nosso território!

“Na nota enviada à TSF o ICNF esclarece que: “A probabilidade de existirem outros exemplares é baixa pois a dimensão dos ursos e comportamento desta espécie promove o seu avistamento e a fácil identificação de indícios de presença. O mais provável é que a presença deste urso seja o início de uma série de ocorrências que podem não ser regulares nem continuadas no tempo e no espaço mas que, a longo prazo, possam vir a permitir uma presença mais estável de fixada de indivíduos em Portugal.” “

Fonte e notícia completa AQUI

Também nos pode seguir no Facebook e Instagram

Fotografia retirada da Internet

Artigos relacionados: Silhas

PNP Gerês

Tome precauções especiais quando caminha em zonas húmidas e rochosas, para evitar quedas, e não pratique atos que possam colocar em risco a sua segurança e a dos outros. Não saia dos percursos/trilhos e caminhos existentes