Perdidos no Gerês

Tenham sempre muito cuidado, o Parque Nacional não é o Parque da cidade!

Perdidos no Gerês

No dia de ontem, 5  pessoas andaram perdidas no Gerês perto da cabana do Cando

É uma área de montanha pura e dura que fica a vários km da Fecha do Arado

O bom desta noticia, é que veio confirmar que afinal o GIPS ainda está em acção nas terras do Parque Nacional ao contrario do que se noticiou faz algumas semanas

Deixamos aqui o resumo da notícia TVI24

“Cinco pessoas resgatadas durante a noite no Gerês

O grupo, composto por duas mulheres de 53 e 45 anos, dois jovens de 18 e 21 anos, e uma criança com 10 anos, encontrava-se exausto sem água quando foi encontrado

O alerta foi dado às 18:00 de quarta-feira. Cinco pessoas da mesma família estavam perdidas no Parque Natural Peneda Gerês e era preciso localizá-los. Após contato telefónico com um dos elementos do grupo foi possível localizar o grupo e proceder ao resgate na zona de Vilar da Veiga, próximo da Cabana do Cando, Gerês.

O grupo, composto por duas mulheres de 53 e 45 anos, dois jovens de 18 e 21 anos, e uma criança com 10 anos, encontrava-se exausto sem água e duas das pessoas “com impossibilidade de andar, uma vez que a mulher de 45 anos, tinha recentemente sido sujeita a um intervenção cirúrgica e o jovem, de 21 anos, apresentava ferimentos e hematomas nos joelhos, devido a duas quedas”. 

“Perante as contingências e devido ao conhecimento detalhado que os militares do GIPS detêm do terreno, os mesmos percorreram cerca de 8 quilómetros por trilhos, a partir da Cascata do Arado, até localizarem as vítimas, pelas 19:30, numa zona de montanha e de vegetação densa. Os militares verificaram que as vítimas estavam desorientadas, bastante cansadas e desidratadas, sendo necessário proceder à sua estabilização, disponibilizando-lhes água, magnésio e mantas térmicas”, pode ler-se no comunicado.

Devido à impossibilidade de duas das vítimas poderem caminhar pelos próprios meios, foi acionado um helicóptero, que transportou quatro elementos do grupo. Um dos elementos do grupo acompanhou os militares do GIPS até à Cascata do Arado, onde se encontrava INEM e elementos dos Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro.

A operação de resgate terminou cerca das 22:00.”

Se quiser ver mais artigos relacionados é só clicar nas imagens abaixo

Possivelmente o resgate de helicóptero foi feito aqui perto da cabana da Rocalva

Também nos pode seguir no Facebook e Instagram

Fotografias de PNPGerês

Não perca este evento em Pitões das Júnias. Basta clicar na imagem para saber mais 

PNP Gerês

Tome precauções especiais quando caminha em zonas húmidas e rochosas, para evitar quedas, e não pratique atos que possam colocar em risco a sua segurança e a dos outros. Não saia dos percursos/trilhos e caminhos existentes