Abrigos Pastoris

Respeite os modos de vida e tradições locais

Abrigos Pastoris

Tude de Sousa, no seu livro “Gerez – Notas Etnográficas, Arqueológicas e Históricas”

“(…)Para o estadio em cada curral tem o pastor, como já dissemos, o seu fôrno, ou cabana, onde se recolhe e abriga. São construções tôscas, ligeiras, de pedras sêcas, mal dispostas geralmente, umas revestidas e outras não de torrões, tapando os intervalos. Cobertas umas de telhas redondas, à portuguesa; cobertas outras de torrão, guarnecendo pedras largas e delgadas.

As suas dimensões e capacidade não são grandes: 2 a 2,50 metros de alto, por 2,50 e 3 metros de comprido, com as portas baixas, por onde o homem passe curvado e por elas não entre o gado. Três a seis, ou oito pessoas, é o máximo que nelas caberão.

A cobertura de uns fornos é redonda, aguçada; a de outros com armação em duas águas.

O pavimento coberto de fetos ou mato meúdo para amaciar a dormida e junto da porta, do lado de fora, em muitos formos, a pia, ou pias, cavadas na rocha firme, ou móveis, para a comida e bebida do cão, inseparável companheiro e amigo da montanha. A porta de serventia, única, tapada apenas por alguns gravetos de mato ou ramaria, indicadores só de uma linha de respeito.

O travejamento é tôsco, como a construção em que se emprega, e fornecido sempre pelos carvalhos mais próximos, que os há com fartura na serra, brotando e crescendo com espontânea pujança naquele solo abençoado.

Esta habitação e os costumes que descritos ficam, são mais ou menos comuns a todos os povos da serra, e não só so de Vilar da Veiga, pelo que, a não ser com alguma variação , se encontra nos homens e nos usos de Rio Caldo, de Covide, de S. João do Campo e Vilarinho, de Cabril e de Pitões e por aí fora, até termos de Suajo e Londodo, por um lado; até termos de Barroso e Montalegre, pelo outro. “(…)

Depois do pequeno resumo vamos deixando algumas fotografias das existentes por todo o Parque Nacional

para saber mais basta clicar nas palavras a laranja

Cortelho na serra do Soajo

Serra Do GerêsCabana do Vidoal (Vezeira de Fafião)

Serra Do Gerês – Arrocela ou Arrucela?

Cabana da Urzeira de Vilarinho das Quartas na Serra De Soajo

Serra De Soajo

Cabana do Vidoal

Cabana Do Conho

Cabana da Arrocela

Cabana Chã do Muro

Casa do pastor em Lagoa

Cabana Tirolirão

Cabana Da Touça

Cabana Das Fichinhas

Cabana Da Rocalva

+ Cabana Do Cando AQUI

Cabana Do Vale Da Teixeira

Cabana De Porta Ruivas

Cabana Rebolo Da Porca

Cabana De Porto Covo

Cabana Da Amarela

Cabana Do Ramisquedo

Cabana Do Prado Da Messe

Cabana Do Vidoirinho

Cabana Das Abrótegas

Compre produtos locais e respeite as tradições. Ajuda, assim, as populações que cuidam da natureza que você aprecia

PNP Gerês

Tome precauções especiais quando caminha em zonas húmidas e rochosas, para evitar quedas, e não pratique atos que possam colocar em risco a sua segurança e a dos outros. Não saia dos percursos/trilhos e caminhos existentes