Fogo no Parque Nacional com nove meios aéreos de Portugal e Espanha

Não faça lume, utilize lanternas e traga roupa adequada para se aquecer

Fogo no Parque Nacional com nove meios aéreos de Portugal e Espanha

Fogo no Parque Nacional com nove meios aéreos de Portugal e Espanha

Embora seja o menos importante começamos por corrigir o título da notícia dada pela RTP pois não sabemos bem a que parque do Gerês a mesma se refere

Aqui fica o mesmo seguido da notícia

“Fogo no Parque do Gerês com nove meios aéreos de Portugal e Espanha”

“Oitenta e nove operacionais, 20 viaturas e nove meios aéreos, portugueses e espanhóis, combatem hoje um incêndio no Parque Nacional da Peneda-Gerês que deflagrou pelas 5h00 em Lindoso, Ponte da Barca, disse à Lusa fonte da Proteção Civil.

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viana do Castelo explicou que alguns dos nove meios aéreos “são de coordenação e não de combate” e que o total de meios e operacionais no terreno inclui portugueses e espanhóis, pois o incêndio afeta a freguesia de Lindoso, concelho de Ponte da Barca, em Portugal, e “a zona de Lindos”, em Espanha.

A mesma fonte disse desconhecer de que lado da fronteira teve início o fogo, notando que o CDOS apenas recebeu o alerta do incêndio do lado português, pelas 5h19.

De acordo com o CDOS, “não há habitações em perigo”.

Está a arder uma zona de povoamento florestal, segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).”

Fonte: RTP

Traga consigo o lixo que fez durante o percurso e coloque-o num local adequado (um contentor ou um ecoponto). O lixo, principalmente o plástico, pode ser ingerido por animais, causando-lhes a morte. Não abandone os resíduos. Recicle, evitando assim o desperdício de matérias primas e a destruição de áreas naturais.

Fotografia de PNPGerês

PNP Gerês

Tome precauções especiais quando caminha em zonas húmidas e rochosas, para evitar quedas, e não pratique atos que possam colocar em risco a sua segurança e a dos outros. Não saia dos percursos/trilhos e caminhos existentes