Bracara Avgvsta (actual Braga) a Astvrica Avgvsta (actual Astorga)
Uma interessante partilha feita por um dos membros do grupo PNPGerês
Texto e fotografias partilhadas por Antonio MBaptista
“A Geira Romana é o nome popular de um troço da Via XVIII do Itinerário de Antonino (um roteiro redigido no século III, provavelmente a partir de versões anteriores), no seu passo pela serra do Gerês. Ligava Bracara Avgvsta (actual Braga) a Astvrica Avgvsta (actual Astorga) num percurso de CCXV milhas (c. de 318 quilómetros). Também era conhecida como VIA NOVA, sendo construída no último quartel do século I d.C., sob a dinastia dos Flávios (Vespasiano, Tito e Domiciano).
Para além do seu traçado regular, em território de montanha, ser uma obra prima da engenharia militar romana, nela se concentrava a maior colecção de miliários (marcos sinalizadores das milhas) de todo o império, um aspecto ainda hoje intrigante. A milha 0 estava em Bracara, assinalada hoje simbolicamente por um miliário moderno frente ao Museu Pio XII, no Largo de Santiago. O actual território do PNPG guarda as abundantes evidências arqueológicas entre as milhas XXIX (na Volta do Gavião, frente à antiga aldeia de Vilarinho das Furnas, perto de uma antiga trincheira da Guerra Peninsular) e a XXXIV (na Portela do Homem).
Esta foto mostra uma perspectiva da milha XXIX, com um dos mais antigos miliários da Geira em primeiro plano, à esquerda. O facto de ter insculpido o nome de Caivs Calpetanvs Rancivs, que foi governador da Hispânia Citerior entre 78 e 81 d.C., permite atribuir-lhe esta cronologia, sendo portanto da abertura original da Geira. Este sítio foi escavado em 1992, num trabalho que ali realizei em colaboração com a Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho, e os miliários, em número de 13 (entre inteiros e fragmentados) foram então reagrupados. E assim podem hoje ser observados.
A importância de todos estes vestígios justifica que esta via romana seja classificada como Património Mundial da Unesco, devendo esta ser uma das próximas propostas a apresentar por Portugal a esta organização internacional. (foto de 2019)”
Para ver a partilha original basta clicar na fotografia
Um troço menos conhecido da Geira Romana na Mata de Albergaria (vale do rio Homem)
Caso ocorra algum acidente ou imprevisto contacte o serviço de emergência 112. Seja o mais claro e preciso que puder nas indicações sobre o local onde se encontra e sobre o que se está a passar. Caso não seja possível o contacto telefónico, mantenha a calma, coloque eventuais vítimas em segurança e protegidas do frio ou do sol e procure ajuda