Hoje vou a procura do lobo

Mantenha-se a distância dos animais, não os alimente, observe-os com binóculos

Hoje vou a procura do lobo – Norberto Esteves

Hoje vou a procura do loboNorberto Esteves

Texto e fotografia de Norberto Esteves – Partilhado no Grupo PNPGerês

“Vou sozinho, com os meus pensamentos, tento afastar-me dos problemas do dia a dia na cidade, do transito, das filas, das pessoas.

Tenho quase a certeza de que não vou encontrar ninguém, as próximas horas são só para mim, o telefone está desligado e só o trago comigo por precaução.

Gostava de ver o lobo, já tive a sorte de o encontrar por aqui noutras alturas, mais do que uma vez. É uma experiência que não se esquece. Aquele olhar penetrante que me causou arrepios, não foi de medo, foi de respeito, não sei explicar. Só quem já viu um é que percebe.

Está um belo dia de primavera, sinto o cheiro das flores, sinto o silencio que só é quebrado pelo zumbir de uma abelha, o cantar de um pássaro ou a água a correr. Sinto a natureza!

Não preciso de mapas nem de GPS, sei que ali á frente é a Corga de Can Pendurado, lá ao longe são os Cotos da Auga Santa, á minha direita é a Matança, aquele pico mais alto são os Cotos da Aguieira e atrás de mim os Poços de Telo. Posso ir para onde me apetecer, não tenho um plano definido.

Se tiver sorte ainda vou encontrar o lobo, mas agora só estou a ver uma família de garranos, vou até lá, vou sentar-me e ficar a observar.

Chegou um garrano solitário, não parece muito amistoso, com certeza quererá roubar a família ou integrar-se no grupo. As coisas deram para o torto e o macho dominante enfrenta o estranho. Desenrola-se uma cena violenta mesmo a minha frente, o estranho acaba por perder e não lhe resta mais nada senão retomar o seu caminho solitário.

Encontrei o lobo. O Lobo sou eu.”

Artigo relacionado -> Clicar na fotografia abaixo

Fique atento(a) a sinais como penas, fezes, pegadas, pinhas roídas (pelos esquilos, p. ex.), marcas de pernoita ou solo revirado pelos javalis. Se vir uma ave a olhar para cima, isso poderá indicar a presença de uma ave de rapina em voo. Observe o céu, mas sem deixar de ver onde põe os pés.

Grupo PNPGerês – Acompanhe o PNPGerês no Facebook, no Instagram e no Twitter!

PNP Gerês

Tome precauções especiais quando caminha em zonas húmidas e rochosas, para evitar quedas, e não pratique atos que possam colocar em risco a sua segurança e a dos outros. Não saia dos percursos/trilhos e caminhos existentes