Parque Biológico da Porta do Mezio

Serra de Soajo

Parque Biológico da Porta do Mezio – Serra de Soajo

Mundo animal PNPGerês

Soajo – Paraiso Natural – PNPGerês

Fonte: Porta do Mezio

“Irá decorrer na próxima quinta-feira, 15 de setembro, pelas 12H00, a sessão de abertura do Parque Biológico da Porta do Mezio, presidida por Sua Excelência o Secretário de Estado da Conservação da Natureza e das Florestas, João Paulo Marçal Lopes Catarino.

Este equipamento, que será o primeiro do género no território do Parque Nacional, permitirá aos visitantes e turistas o contato direto com a fauna e flora desta reserva natural, acrescentando-lhes valor eco-turístico, pois embora sejam espécies que existem no Parque Nacional, algumas delas são de difícil observação. Este projeto visa, ainda, dotar o território de um equipamento capaz de dar uma resposta adequada à crescente procura ao nível do Turismo de Natureza, tendo presente o equilíbrio entre as práticas de visitação e a preservação e conservação dos valores naturais em presença. 

306932195_511557514306412_666680308578734745_n-1024x1024 Parque Biológico da Porta do Mezio - Serra de Soajo

Assim, o parque irá apresentar uma seleção de cerca de 22 espécies de animais, selvagens como o javali, o corço e o veado, e domésticos, entre as quais 12 raças autóctones, como a galinha-preta-Lusitânica, a ovelha-churra-do-Minho e a vaca Cachena, inseridos num espaço destinado a funcionar como quinta pedagógica, de acordo e em cumprimento com as regras de bem-estar animal. 

O Parque Biológico da Porta do Mezio, é um projeto implementado em duas fases. Numa primeira fase, foi apoiado pelo programa Norte 2020, na tipologia de intervenção Património Natural e Cultural, com um valor elegível de 350 mil euros. Numa segunda fase foi apoiado pelo POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, no âmbito do Eixo 3 – Proteger o ambiente e promover a eficiência dos recursos, com um valor elegível de cerca de 800 mil euros.”

Fique atento(a) a sinais como penas, fezes, pegadas, pinhas roídas (pelos esquilos, p. ex.), marcas de pernoita ou solo revirado pelos javalis. Se vir uma ave a olhar para cima, isso poderá indicar a presença de uma ave de rapina em voo. Observe o céu, mas sem deixar de ver onde põe os pés.

Grupo PNPGerês – Acompanhe o PNPGerês no Facebook, no Instagram e no Twitter!

PNP Gerês

Tome precauções especiais quando caminha em zonas húmidas e rochosas, para evitar quedas, e não pratique atos que possam colocar em risco a sua segurança e a dos outros. Não saia dos percursos/trilhos e caminhos existentes