Cobras de Portugal

Mantenha-se a distância dos animais, não os alimente, observe-os com binóculos

Cobras de Portugal

Cobra-rateira fêmea adulta. INOFENSIVA, apesar de ter veneno, esta espécie tem um mecanismo muito rudimentar de injecção de veneno, muito ineficiente para ser considerada perigosa para os humanos. Para além disso, o seu veneno é EXTREMAMENTE FRACO, cujos efeitos passam ao fim de umas horas. Atenção – mordedura de uma cobra deve ser tratado como qualquer mordedura de um animal selvagem. É aconselhado desinfectar a ferida, e consultar um médico caso surja algum sintoma.

Cobra-rateira juvenil. INOFENSIVA, apesar de ter veneno, esta espécie tem um mecanismo muito rudimentar de injecção de veneno, muito ineficiente para ser considerada perigosa para os humanos. Para além disso, o seu veneno é EXTREMAMENTE FRACO, cujos efeitos passam ao fim de umas horas. Atenção – mordedura de uma cobra deve ser tratado como qualquer mordedura de um animal selvagem. É aconselhado desinfectar a ferida, e consultar um médico caso surja algum sintoma.

Cobra-de-ferradura adulta. INOFENSIVA. Atenção – mordedura de uma cobra deve ser tratado como qualquer mordedura de um animal selvagem. É aconselhado deseinfectar a ferida, e consultar um médico caso surja algum sintoma.

PNP Gerês

Tome precauções especiais quando caminha em zonas húmidas e rochosas, para evitar quedas, e não pratique atos que possam colocar em risco a sua segurança e a dos outros. Não saia dos percursos/trilhos e caminhos existentes