15AH, San Francisco

California, United States.

Send Your Mail At:

info@elitesupport.com

Working Hours

Mon-Sat: 9.30am To 7.00pm

Estrada da Geira Romana

“Coração” do Gerês interdito devido a risco máximo de incêndio

O chamado “coração” do Gerês encontra-se completamente encerrado à circulação de pessoas e de veículos, devido e risco máximo de incêndio de incêndios florestais, com base no Estado de Alerta Especial Vermelho, que vigora igualmente no distrito de Braga.

Na base desta decisão, do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, que foi adotada pelo Município de Terras de Bouro, estão as previsões de risco máximo ou de muito elevado, de fogos florestais, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro, Manuel Tibo, confirmou durante a manhã deste sábado, ao JN, que “entre a meia-noite de sábado e as 23.59 horas de domingo”, a chamada Estrada da Geira Romana, entre e a Bouça da Mó e a Mata de Albergaria, um perímetro com caraterísticas inteiramente florestais, com cerca de cinco quilómetros, sito na freguesia de Campo do Gerês, do concelho de Terras de Bouro e no distrito de Braga.

A estrada florestal asfaltada, inaugurada há uma semana pelo ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, entre a Portela de Leonte e a Portela do Homem, até à zona fronteiriça, “continuará para já a funcionar normalmente até eventuais indicações em contrário”, acrescentou, ao JN, o autarca de Terras de Bouro.

O cumprimento desta decisão, que implicará inclusivamente a proibição de circular a pé, entre a Bouça da Mó e a Mata de Albergaria, será assegurada pelas forças de segurança, nomeadamente o Corpo Nacional de Agentes Florestais e dos Vigilantes da Natureza, que são tutelados pelo Ministério do Ambiente e da Ação Climática, através do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, e dos Sapadores Florestais de Terras de Bouro, a par também da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro.

Fotografia e texto: Jornal de Notícias / Joaquim Gomes

Pensa que conhece o Parque Nacional? Espreite aqui o MAPA

Tenha presente que os imprevistos podem acontecer. Assim, previna-se com agasalhos, alimentos, água e protetor solar. Poderá munir-se também de telemóvel, lanterna e isqueiro (para uso apenas em caso de emergência). Tome em atenção que, em locais remotos, poderá não haver rede.

PNP Gerês

Tome precauções especiais quando caminha em zonas húmidas e rochosas, para evitar quedas, e não pratique atos que possam colocar em risco a sua segurança e a dos outros. Não saia dos percursos/trilhos e caminhos existentes

%d bloggers like this: