Morte de exemplares de cabra montesa (Capra pyrenaica) no Parque Nacional da Peneda-Gerês
Este artigo é feito para dar a conhecer ainda mais o comunicado do ICNF sobre acontecimentos passados em pleno Parque Nacional em zonas de proteção
Não podemos deixar de ressalvar que a palavra tiro não esteja escrita em tal comunicado
Deixamos ainda uma fotografia que demonstra aquilo que deve acontecer às cabeças da Cabra Montês quando morrem
Na Natureza o que é da Natureza
“Face aos acontecimentos recentes, nomeadamente ao conjunto de notícias que têm sido divulgadas sobre a morte de exemplares de cabra montesa (Capra pyrenaica) no Parque Nacional da Peneda-Gerês, vem o ICNF. IP comunicar o seguinte:
Formalmente, este Instituto apenas teve conhecimento de uma situação, na manhã do dia 24 de janeiro de 2022, dando conta da existência de um macho de cabra montesa morto na Freguesia de Pitões das Júnias, Concelho de Montalegre.
Nesse mesmo dia às 14horas e 30 minutos, uma equipa de dois Vigilantes da Natureza deslocou-se ao local juntamente com o denunciante e pode confirmar a veracidade dos factos. Foram realizadas as diligências adequadas à situação, nomeadamente a peritagem e levantamento de indícios que resultaram num auto de notícia, que seguiu para o Ministério Público.
Posteriormente e no quadro da excelente parceria de atuação entre o ICNF e o SEPNA, foi informada esta força policial das diligências efetuadas e dos elementos recolhidos na ação de fiscalização realizada pelo ICNF.
O ICNF, através do seu corpo de Vigilantes da Natureza, reforçou de imediato a vigilância na área em questão e continuará a manter dentro do quadro das suas competências esta atuação.”
Fonte: ICNF.9.FEV.2021
Contacte as autoridades locais sempre que detete alguma irregularidade
Grupo PNPGerês – Acompanhe o PNPGerês no Facebook, no Instagram e no Twitter!